sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Maneco no 4º Téte a Terça

Sarau promovido pela apac ocorre na próxima terça-feira, dia 13

A 4ª edição do sarau Téte a Terça chega recheada de fotografia, cinema, música e um bate-papo bem talian. O evento ocorre na próxima terça-feira, dia 13 de outubro, às 19h30min, no Malibu Pub (Rua Borges de Medeiros, 1.234). O convidado especial é Arcângelo Zorzi Neto, o Maneco. O evento é uma promoção da apac – associação dos produtores de arte e cultura de Flores da Cunha.

O sarau começa com a exibição do documentário O País da Cocanha, de Juliano Carpeggiani. As memórias dos descendentes de imigrantes italianos serão exibidas no filme que integra a série Vindima da Imagem, do Núcleo de Produção Audiovisual – NPAV. A série contempla 12 produções em curtas e médias-metragens, que abordam temas ligados ao legado da cultura italiana, como a safra da uva, o cotidiano na colônia, a religiosidade, a produção do vinho, o dialeto, a gastronomia, as memórias da imigração, o papel da mulher, os contos fantásticos, a produção de alimentos e as tramas políticas.

Após a exibição, ocorre um bate-papo entre um dos protagonistas do filme, o Maneco, e com o diretor do curta Juliano Carpeggiani. Ao mesmo tempo, a jornalista Andréia Debon e a hoteleira Carla Muterle, que viajaram à Itália recentemente, apresentam uma visão atual do país.

Quem comparecer ao sarau poderá conferir a exposição fotográfica Ricordi desti anni, organizada pela pesquisadora e professora de história Gissely Lovatto Vailatti, com imagens cedidas pelo Arquivo Histórico Municipal. A mostra propõe um retorno ao passado a fim de rememorar fatos e acontecimentos que marcaram a história do município de Flores da Cunha no período entre 1870 e 1940.

Para finalizar, a música invade o ambiente com o show acústico regado a clássicos do pop rock nacional e internacional com Willian, Carlão e Gildo.

A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (54) 9195.7245.


Foto: Matheus Massochini/NPAV

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Domingo é dia de trocar livros na Redenção

Pra quem estiver em Porto, segue sugestão:

A Secretaria Municipal da Cultura promove domingo, 4, das 10h às 17h, a 8ª Feira de Troca de Livros de Porto Alegre. O evento será realizado no Largo do Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção), com a participação de bibliotecas da Capital e da Região Metropolitana.
O objetivo da feira é possibilitar ao público a reciclagem de suas leituras sem custo. Qualquer pessoa pode chegar em um dos estandes e trocar seus livros por outros de seu interesse. A única condição é que os livros estejam em bom estado.

A Feira de Trocas de Porto Alegre surgiu com a intenção de divulgar as bibliotecas existentes na cidade, oferecendo à população uma das melhores e mais democráticas formas de dar aproveitamento aos livros usados ou excedentes. Ao longo de suas edições, no entanto, vem recebendo a adesão de diversas instituições da Grande Porto Alegre e do interior do Estado.

Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 3289-8079 ou pelo e-mail elsa@smc.prefpoa.com.br.