sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Apac promove mais uma edição do Sarau - Arte Livre



Atividades artísticas e gratuitas serão apresentadas na Praça Nova Trento

Novamente a Apac – Associação dos Produtores de Arte e Cultura , leva para as ruas de Flores da cunha muita arte e cultura com apresentação de artistas florenses. A 28ª edição do Sarau – Arte Livre da entidade acontece no dia 29 de novembro, a partir das 17h, na Praça Nova Trento, em Flores da Cunha.

Novamente, o evento tem a intenção de aproximar a arte das pessoas da comunidade e região e conforme o sucesso de público das últimas edições, a entidade manteve o formato ao ar livre, alegando que a comunidade sente uma liberdade maior em interagir e apreciar as apresentações e interações artísticas. Outra ideia da Apac é que os artistas e os amantes das artes se dirijam até a o local do evento, a Praça Nova Trento, e reproduzam o seu trabalho lá, durante a realização do Sarau. A Apac também convida quem deseja divulgar o seu trabalho a comparecer no evento e expor livremente no amplo espaço.

Para ajudar na integração dos artistas com o público, a Apac convidou algumas atrações que irão animar o Sarau.

Para abrir o evento, um diferencial da última edição, ficará por conta da apresentação com fragmentos do espetáculo 'Os Quatro Elementos', do grupo Mahaila Danças Orientais.



Também se apresentando nessa categoria, uma das revelações da última Virada Cultural promovida pela entidade, o dançarino Alvaro Gonçalves, apresentará a coreografia Thunder.



Seguindo na parte musical, outra atração com destaque na Virada Cultural e um dos projetos que teve início em outras edições do Sarau da Apac, se apresenta também na praça nova Trento. O projeto Joninhas e as Meninas da Apac, traz o músico Jonatas Costas no comando da parte instrumental e as vozes das meninas da Apac, Christiane Schiavenin, Marelice Giacomeli, Roberta Reis e Tatiane Menegon interpretando sucessos nacionais e internacionais.



Também representando a categoria música, outra atração que se destacou na Virada Cultural da Apac, a banda Tri Hull, composta pelos músicos Glaydson Souza, Vinicius Fiorezi e Edson Schiavenin, apresentarão para o público clássicos do rock'n roll nacional e internacional e também composições próprias.



O Sarau Arte Livre também abre espaço para as artes visuais, com as exposições 'Colorful Lady', de Sheila Zim; ‘CG’, composta por técnica em modelagem e renderização 3D, de Thales Krüger Rizotto e a exposição de Veículos Antigos, que aproveitam para convidar a toda a comunidade a participar da exposição também ‘levando o seu enferrujado’, como eles definem.





Além disso, o público que desejar trocar o seu livro por um outro usado, o Troca-troca de livros da Apac continua também nessa edição.
Leve seu lanche, seu chimarrão, sua toalha de pique-nique e convide todos os seus amigos e familiares para participar de mais uma edição do 28º Sarau Arte Livre, que conta com o apoio do Jornal O Florense, Vitrine Propaganda e Marketing, Costa Contabilidade e da Prefeitura Municipal de Flores da Cunha.



domingo, 26 de outubro de 2014

Apac divulga programação da 4ª Virada Cultural


Evento teve número de inscritos muito maior que nas edições anteriores

A 4ª Virada Cultural da Apac – Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha, acaba de divulgar a lista dos selecionados que se apresentarão no evento e também a programação oficial. Foram mais de 50 inscritos nas áreas de Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música e Teatro, de Flores da Cunha e região, com alguns inscritos de Porto Alegre.
“Tudo está ocorrendo como estávamos desejando, com muitas atrações diferenciadas e o mais importante, além do intercâmbio regional com atrações de Caxias do Sul, o grande número de florenses participantes só aumentou”, conta a presidente da Apac, Sheila Zim. A seleção dos participantes foi realizada considerando os critérios de dar prioridade aos florenses com projetos autorais e em seguida a demais vagas aos inscritos das demais cidades, considerando também uma espécie de “ordem de chegada” das inscrições. A pré-seleção dos candidatos foi realizada em conjunto com os responsáveis por cada conselho e os demais sócios da Apac.
A 4ª Virada Cultural acontecerá no dia 1º de novembro, a partir das 14h, no Salão Paroquial de Flores da Cunha, com uma programação de 12 horas ininterruptas com as atrações selecionadas. Os ingressos para a Virada custam R$10 antescipados, que podem ser adquiridos com os artistas que participaram do evento e no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi; na hora, os ingressos custam R$15.
Confira a lista das atrações selecionadas:

Artes Visuais: Exposições ’90 anos de Flores da Cunha’, dos alunos do atelier Bonjour Artes e Ofício; ‘Meus Quadrinhos’, de Luan Zuchi; ‘Impressionismo’, de Carla Sebben Boniatti; ‘Inktober’, de Lucas Bebber; além de exposições paralelas de Rafael Dambrós, Tuany Areze e Sheila Zim.

Cinema: Curta-metragem ‘Muertos’ e ‘Nossos Mortos – Os não-vivos do cinema brasileiro’, do Cineclube Cine como le gusta, ‘Thunder’, de Álvaro Gonçalves; e ‘O Grande L’, de Le Daros; .

Teatro: “Todo Mundo tem a abertura que Merece” e “La Noche de los Muertos”, do grupo Fulanos de Tal; e ‘O Idiota, de Guto Basso.

Dança: Acrobacias em tecido com Juliete Sabrina Bavaresco; ‘Luz, Câmera, Ritmo, AÇÃO!’, do Estúdio de Dança Rafaela Zorzi; e Giovana Zanette, do Grupo Aisha.

Literatura: Bate-papo com a escritora Alessandra Paula Rech sobre a obra ‘Mirabilia’.

Música: Coro Municipal de Flores da Cunha, SOU – Cantadores de Histórias e as bandas Fullgas, Mindgarden, Tri Hull, Los Borracheiros, Monte Cristo, Hábitos Groove, Presságio, Vulgo Mestre, Sutiã Elétrico; Vendettas, Noção Social e Inumanos. Acústicos com Carla Sebben Boniatti e Luisa Gazzi Schiavenin, Perondi e Scalcon, Joninhas e as meninas da Apac.

Confira os horários de cada atração:




Mais informações na Fanpage  ou pelo twitter

domingo, 12 de outubro de 2014

Virada Cultural acontecerá no dia 1º de novembro - inscrições seguem até o dia 20/10


A APAC – Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha abre as inscrições para os artistas que queiram participar da Virada Cultural, com o tema deste ano 'La Noche de Los Muertos'. O cadastramento pode ser realizado aqui pelo blog nas abas Artes VisuaisCinemaDançaLiteraturaMúsica e Teatro. O cadastro poderá ser realizado até o dia 20 de outubro. A programação será divulgada a partir do dia 25 de outubro. A Virada Cultural será realizada no dia 1º de novembro, no Salão Paroquial com horário a ser definido.


Serão priorizados artistas florenses para seleção, mas o cadastro é aberto para toda a região. Na área de Artes Visuais, são aceitas exposições e instalações, independente da técnica (artes plásticas, fotografia, artesanato, entre outros). Na área de Cinema, a ideia é exibir curtas-metragens, somado a um bate-papo com os produtores. No setor de Dança, podem se cadastrar bailarinos ou grupos que queiram apresentar coreografias ou espetáculos. Em Literatura, o espaço será destinado para escritores que queiram lançar suas obras, promover sessão de autógrafos e bate-papo. Música é para todos os gêneros e podem se inscrever artistas solo e grupos que trabalhem com composições próprias. No Teatro podem se cadastrar atores ou grupos de teatro que queiram apresentar esquetes ou espetáculos. As apresentações devem ter no máximo 30 minutos de duração e serão intercaladas na programação.
A proposta da Virada Cultural é sacudir o cenário da produção artística na cidade.
Saiba mais pelo blog: apacflores.blogspot.com, pela Fanpage ou pelo twitter @apacflores. Mais informações podem ser obtidas com a presidente da APAC, Sheila Zim, pelo telefone (54) 9666.2587.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Apac promove mais uma edição do Sarau - Arte Livre

Atividades artísticas e gratuitas serão apresentadas na Praça Nova Trento

Anteriormente o evento teria sido realizado no último dia 31 de agosto, mas em virtude da chuva daquele dia foi transferido para o próximo sábado, dia 13, a partir das 15h, na Praça Nova Trento, em Flores da Cunha.

Pensando no público que reclama da falta de atividades culturais aos domingos em Flores da Cunha, a Apac - Associação dos Produtores de Arte e Cultura, apresenta mais uma edição do Sarau - Arte Livre.

O tradicional evento da entidade ganhou um novo formato com o intuito de aproximar a arte das pessoas da comunidade e região. A primeira edição do evento ao ar livre em junho foi sucesso de público, o que levou a organização da entidade a promover esta edição com novidades.
A ideia da Apac é que os artistas e os amantes das artes se dirijam até a o local do evento, a Praça Nova Trento, e reproduzam o seu trabalho lá, durante a realização do Sarau. A Apac também convida quem deseja divulgar o seu trabalho a comparecer no evento e expor livremente no amplo espaço.

De acordo com a presidente da Apac, Sheila Zim, o local escolhido foi o mesmo da última edição, pois teve uma grande aceitação das pessoas que passaram pelo local. "Mais uma vez imaginamos que quem tiver passeando pela ruas, vá se aproximando e se inteirando com os artistas que estarão se apresentando ou produzindo algo durante o evento. Mesmo que não permaneçam lá por muito tempo, de alguma forma podemos atingir essas pessoas". Zim também destaca que enquanto as crianças se divertem com as atividades do grupo teatral Fulanos de Tal, os pais podem apreciar as demais atrações com mais tranquilidade.

Para ajudar na integração dos artistas com o público, a Apac convidou algumas atrações que irão animar o Sarau.



Para abrir o evento, um diferencial da última edição, ficará por conta das meninas do grupo Aisha, coordenado por Giovana Zanette. Aisha, na língua árabe, significa vida. O grupo de danças árabes procura sempre passar ao público vivacidade, feminilidade e intensidade, mostrando a alegria de dançar e de viver no mundo da dança. Dirigido e coreografado pela dançarina Giovana Zanette, o Grupo Aisha foi criado no ano de 2011 em Flores da Cunha, com uma turma de seis meninas. Hoje o grupo é formado por trinta e uma dançarinas, compondo quatro diferentes subgrupos. Neste Sarau duas das quatro turmas irão se apresentar, mostrando um pouco da cultura árabe ao povo de Flores das Cunha.



Para interagir diretamente com o público, além das crianças, o grupo teatral Fulanos de Tal promete diversão. Formado em 2012, a trupe levará para a rua alguns personagens com intervenções artísticas surpresa durante toda à tarde.





Para comandar a parte musical, o músico florense Jonatas Costa vai mesclar clássicos do rock’n roll e música autoral e interagindo com diversos instrumentos musicais ao mesmo tempo em sua apresentação. Também na parte musical, os florenses Lucas Perondi e Lucas Tonet, da banda Sistema Acadêmico seguem com o acústico com clássicos do rock gaúcho e de composições próprias.



Para os apreciadores das artes visuais, a florense Giulia Zanette estará expondo na Praça Nova Trento mais uma versão da sua exposição ‘Na Ponta do Grafite’, só que desta vez, com novos desenhos criados e pintados a mão livre.Além disso, o desenhista Luan Zuchi estará no Sarau produzindo a arte dele ao vivo e ainda com o desafio de criar caricaturas dos visitantes que desejarem.Toda a comunidade é convidada a participar. Lembrando que cada artista deve levar seu próprio material e montar a estrutura que desejar para fazê-lo.  

O evento contará ainda com mais uma edição do Troca-Troca, onde a proposta é que os participantes tenham a oportunidade doar ou trocar aquele livro, revista, CDs, roupas, enfim, tudo o que queiram desapegar ou trocar com alguém.

Para os amantes de literatura, o Sarau - Livre deixa o palco aberto para quem deseja ler algum texto que achar interessante, seja de autoria própria ou de terceiros.

Leve seu violão, lanche, bebida, texto, desenhos, enfim, tudo o que gostaria de compartilhar. Além disso, a entidade disponibilizará água-quente para quem deseje tomar um bom chimarrão ou um chá bem gostoso.

Em caso de chuva, o evento será transferido para uma nova data a ser definida.

O Sarau - Arte Livre tem o apoio da Vitrine Propaganda e Marketing, Costa Contabilidade e do Jornal O Florense.

Apac - Levando a arte até você!

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Apac elege nova diretoria



No último sábado, dia 9, a nova diretoria da Apac – Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha – reuniu seus associados para o jantar de posse da nova diretoria que foi eleita em assembleia no dia 19 de julho. Sheila Zim assumiu a presidência no lugar de Márcio de Oliveira, que agora passa a exercer a função de secretário e assessor de imprensa da entidade; e Tatiane Menegon assume o cargo de vice, que antes era ocupado por Zim.

No evento, foi apresentado um balanço das realizações da entidade, além de projeções para a nova gestão que coordenará as atividades até o início do segundo semestre de 2015. O quadro da diretoria ainda conta com Wagner Dagort como tesoureiro, além dos conselhos da entidade que permanecem até janeiro do próximo ano, com Diana Alves Barcellos (Artes Visuais), Camila Riva (Literatura), Giovana Zanette (Dança), Taísa Verdi (Teatro) e Jonatas Costa (Música).

Dentre as principais metas da nova diretoria estão o retorno da Virada Cultural, evento que reúne interações artísticas por 12 horas ininterruptas, para o centro da cidade, visando o fácil acesso do público que gosta de participar do evento; e a criação de uma sede fixa para a entidade, “um dos nossos objetivos é que a Apac tenha um local próprio para realizar exposições, pequenos eventos, reuniões e muito mais, além de continuar proporcionando um grande apoio aos artistas locais e a arte em Flores da Cunha’, explica Sheila. A nova presidente também estaca que outro projeto está sendo estruturado para arrecadar fundos para a entidade, como a criação de um calendário que será estrelado por algumas sócias da entidade.

A Apac aproveita também para anunciar que o projeto ‘Sarau ao ar livre’ continuará nesse mês, e convida o público de Flores da Cunha para prestigiar o evento no dia 31 de agosto, na Praça Nova Trento.

Nova Diretoria da Apac
Presidente: Sheila Zim
Vice-presidente: Tatiane Menegon
Secretário: Márcio de Oliveira
Tesoureiro: Wagner Dagort

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Exposições do mês no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi de Flores da Cunha

Ana Cris Paulus e Valdeci Meneguzzo expõem no Museu
O Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi de Flores da Cunha está realizando diversas exposições em 2014 e para dar continuidade à ação o local recebe obras dos artistas Ana Cris Paulus e Valdeci Meneguzzo. A exposição fotográfica "All'Interno" da fotógrafa de Bento Gonçalves, Ana Cris Paulus, trás a história de Vila Flores reconstruída hoje por um povo que vê no seus antepassados ensinamentos, mostrando a alegria da cultura italiana e a persistência daqueles que vieram formar comunidades e cidades. A exposição tem como objetivo demonstrar a transformação das famílias após a ascensão do Turismo na Serra Gaúcha e contou com a apoio cultural da Prefeitura Municipal de Vila Flores.
A sala de exposições do Museu recebe também as obras em tela do artista florense Valdeci Meneguzzo, com motivos variados. Os trabalhos já estão à mostra e podem ser visitados até 20 de agosto. O expediente do museu é de segunda a sexta-feira, das 8h à 11h30min e das 13h às 15h30min.




sexta-feira, 6 de junho de 2014

Apac promove Sarau - Arte Livre


Pensando no público que reclama da falta de atividades culturais aos domingos em Flores da Cunha, a Apac - Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha, apresenta uma ótima opção de entretenimento: Sarau - Arte Livre
O tradicional evento da entidade ganhou um novo formato com o intuito de aproximar a arte das pessoas da comunidade e região.
Dessa maneira a ideia é que os artistas reproduzam o seu trabalho no local durante a realização do Sarau. De acordo com o presidente da Apac, Márcio de Oliveira, o local escolhido, uma praça, é o local perfeito para que a arte chegue até as pessoas intuitivamente. "Imaginamos que quem tiver passeando pela ruas, vá se aproximando e se inteirando com os artistas que estarão se apresentando ou produzindo algo durante o evento. Mesmo que não permaneçam lá por muito tempo, de alguma forma podemos atingir essas pessoas". Márcio também destaca que o evento pode ser uma oportunidade para que os artistas que estavam "escondidos" tenham a oportunidade de conhecer aqueles que possam estar fazendo um trabalho parecido com o dele e, de alguma forma, trocar alguma experiência.
Para ajudar na integração dos artistas com o público, a Apac convidou algumas atrações que irão animar o Sarau.
A parte musical fica sob o comando do músico caxiense Gabriel Balbinot, com o projeto Spangled Shore. O multi-instrumentista e compositor, que uniu sua afinidade da música com a literatura e misturou Folk Music a batidas alegres e pulsantes, fazendo música pela sua real finalidade. 
Spangled Shore (Foto: Danni Rossi)

O evento também contará com a apresentação da banda Vulgo Mestre, de Flores da Cunha. O grupo foi formado em 2013 por Felipe Corso (guitarra), Ângelo Boscari (vocal), Ricardo Mabília (baixo, vocal) e Bruno Bittencourt (bateria). O som da Vulgo Mestre resgata alguns dos clássicos do rock n’ roll nacional e internacional, como Legião Urbana, The Doors, Cazuza, TNT. Com influências de vários estilos musicais a banda começou a produzir músicas próprias, visando trazer a identidade musical do grupo para um novo gênero.
Banda Vulgo Mestre (Foto: Divulgação)

Para interagir diretamente com o público que estiver de passagem pelo local, o grupo teatral Fulanos de Tal promete diversão. Formado em 2012, a trupe levará para a rua alguns personagens da sua peça sucesso de público, 'Todo Mundo Tem o Chato que Merece', co intervenções artísticas surpresa durante toda a tarde.
Fulanos de Tal (Foto: Tuany Areze)

Para os apreciadores das artes visuais, a fotógrafa florense Tuany Areze apresentará para o público seu mais recente trabalho com a mostra 'Born Bad'. O projeto fotográfico é assinado em parceria com Luísa Giusti, de Nova Petrópolis, que assina a produção de moda e o stylist do ensaio, com a modelo Stefani Brunello. A ideia teve inspiração no filme 'Natural Born Killers', com o roteiro de Quentin Tarantino. O conceito da exposição está centrado na personagem Mallory, do longa, e na canção Born Bad, que ela canta em uma das cenas. Assim, as fotos retratam uma mulher forte e decidida, identificadas com referências fetichistas.
Foto integrante da exposição Born Bad (Foto: Tuany Areze)

Outra exposição do evento fica por conta da fotógrafa caxiense Danni Rossi. A mostra intitulada 'Seventies' busca explorar a beleza das pessoas em contato com a natureza. As fotografias são todas analógicas em preto e branco e tem como foco a sensibilidade da colorização manual com aquarela, uma antiga técnica que transmite sentimentos e carrega em si muita imaginação e poesia.
Foto integrante da exposição Seventis. (Foto: Danni Rossi)

Para quem pretende produzir seu próprio material no Sarau, a Apac convida desenhistas, designers, tatuadores, pintores, escultores, enfim, todos os artistas ou amantes das artes para se juntarem a um grande ateliê livre, que se realizará ali mesmo, na Praça Nova Trento. Cada artista deve levar seu próprio material e montar a estrutura que desejar para fazê-lo. Já confirmaram presença os artistas florenses Luan Zuchi e Carla Esteves, que também estará presente com produtos do Ateliê Carla Esteves. Além de alunos das escolas Frei Caneca e São Rafael.

O evento contará com mais uma novidade: o Troca-Troca. A proposta é que os participantes tenham a oportunidade doar ou trocar aquele livro, revista, CDs, roupas, enfim, tudo o que queiram desapegar ou trocar com alguém.

Para os amantes de literatura, o Sarau - Livre deixa o palco aberto para quem deseja ler algum texto que achar interessante, seja de autoria própria ou de terceiros.
Leve seu violão, lanche, bebida, texto, desenhos, enfim, tudo o que gostaria de compartilhar. Além disso, a entidade disponibilizará água-quente para quem deseje tomar um bom chimarrão ou um chá bem gostoso.


Em caso e chuva, o evento será transferido para o final de semana seguinte.

O Sarau - Arte Livre tem o apoio da Vitrine Propaganda e Marketing, Costa Contabilidade e do Jornal O Florense. Apac - Levando a arte até você!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Flores da Cunha receberá Festival de Música de Rua

A Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul está promovendo, em parceria com o Sesc – Serviço Social do Comércio, o Festival de Música de Rua da Serra Gaúcha. Com o objetivo de trazer para a rua artistas que se apresentariam em teatros e casas noturnas, impulsionando o acesso à cultura para o público em geral, o Festival ocorre de 26 de abril a 4 de maio, em toda a região da serra. E no próximo domingo, dia 27, o evento acontecerá em Flores da Cunha.
 
Com o apoio do Município, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, o Festival de Música de Rua será realizado na Praça da Bandeira, às 18h, com entrada franca. Em Flores da Cunha, o Festival contará com a apresentação da banda caxiense Bob Shut, que tem sido notada por seu estilo com letras positivas, existencialismo e um som inspirado por elementos do rock alternativo dos anos 90. A banda apresenta em seu segundo disco "II" uma eclética forma de compor, ainda mantendo a sua marca de música feita para todos: Letras para manter a mente aberta e o coração simples.